terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Planejamento de História BNCC 6º ano


Professores de História,
Compartilho com vocês o planejamento anual de História, 6º ano do ensino fundamental de acordo com a BNCC e Currículo Mineiro. Esse ano de 2020 todo o ensino fundamental deverá reformular o planejamento conforme a BNCC, sendo assim, espero que o blog ATIVIDADES ITINERANTES esteja ajudando vocês nessa nova empreitada.
Compartilhe conosco seu planejamento ou outras sugestões enviando para nosso email atividadesitinerantes@gmail.com

UNIDADES TEMÁTICAS
OBJETOS DE CONHECIMENTO
HABILIDADES
CONTEÚDOS
BIMESTRES
História e tempo
A questão do tempo, sincronias e diacrônicas: reflexões sobre o sentido das cronologias.  
(EF06HI01X) Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).
ü  O estudo da História;
ü  Tempo histórico; Calendários;
ü  Linha do tempo;
ü  Calendário cristão;
ü  Calendário do povo Kayabi;
ü  A divisão do tempo histórico em períodos.
X



Fontes e conhecimentos em História
Formas de registro da história e da produção do conhecimento histórico.
(EF06HI02X) Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas.
ü  As fontes da História;
ü  O conhecimento histórico;
ü  A colaboração de outros profissionais para o conhecimento histórico;
ü  Sujeitos históricos;
X



Os primeiros povoadores da Terra
As origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização.
(EF06HI03X) Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisar os significados dos mitos de fundação.
ü  A origem do ser humano;
ü  OO criacionismo;
ü  Mito iorubá de criação do mundo;
ü  O evolucionismo;
ü  Os primeiros hominídeos;
ü  Fósseis;
ü  O Homo Sapiens Sapiens;
ü  Caçadores e coletores;
ü  O domínio do fogo;
ü  Agricultores e pastores;
ü  Idade dos Metais;
ü  Pintura Rupestre.
X



Primeiros habitantes da América
As origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarizarão.
(EF06HI04X) Conhecer as teorias sobre a origem do homem americano, refletindo sobre a importância da preservação do patrimônio arqueológico e do meio natural em que ele está inserido.
(EF06HI05) Descrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos, e discutir a natureza e a lógica das transformações ocorridas.
(EF06HI06X) Identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano.
ü  Da África para outros continentes;
ü  Migração para o continente americano;
ü  Descobertas sobre a presença humana na América;
ü  Os estudos de Walter Neves e Niède Guidon;
ü  Parque Nacional da Serra da Capivara;
ü  Habitantes das terras americanas;
ü  Grandes mamíferos;
ü  Caçadores e coletores;
ü  O povo de Lagoa Santa;
ü  O povo de Umbu;
ü  Os povos dos sambaquis;
ü  Agricultores da Amazônia;
X



Egito e Kush
Povos da Antiguidade na África (egípcios), no Oriente Médio (mesopotâmicos) e nas Américas (pré-colombianos).
(EF06HI07X) Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades.
ü  África: organizações políticas;
ü  Cotidiano no Antigo Egito;
ü  O Império egípcio;
ü  Periodização;
ü  Sociedade e poder;
ü  O faraó;
ü  Vizir, escribas e sacerdotes;
ü  Artesãos, comerciantes  e militares;
ü  Os camponeses e escravos;
ü  A religiosidade egípcia;
ü  Mumificação;
ü  Contato entre Egito e Kush;
ü  Características do Reino de Kush;
ü  A escolha do rei cuxita;
ü  Exército cuxita;
ü  Candace, a mulher na política;
ü  Economia e sociedade;
ü  Mineração, artesanato e comércio;
ü  A sociedade cuxita;

X


Mesopotâmia
Povos da Antiguidade na África (egípcios), no Oriente Médio (mesopotâmicos) e nas Américas (pré-colombianos).
(EF06HI07X) Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades.
ü  Os  sumérios e os acádios;
ü  A escriba e as leis;
ü  Os amoritas;
ü  O  Código de Hamurabi;
ü  Os assírios;
ü  Os caldeus;
ü  Sociedade e poder;
ü  Economia: o campo e a cidade.

X


Povos indígenas da América
Povos da Antiguidade na África (egípcios), no Oriente Médio (mesopotâmicos) e nas Américas (pré-colombianos).

Os povos indígenas originários do atual território brasileiro e seus  hábitos culturais
(EF06HI08) Identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos astecas, maias e incas e dos povos indígenas de diversas regiões brasileiras.
ü  Espaço e diversidade cultural na América;
ü  O Império Asteca: conceito e localizado;
ü  Características  dos maias;
ü  As cidades-Estado maias;
ü  Astronomia;
ü  Os incas;
ü  As cidades incas;
ü  Indígenas das terras onde hoje é o Brasil;
ü  Conhecendo os povos indígenas;
ü  Diferenças entre os indígenas;

X


O mundo grego e a democracia
O Ocidente Clássico: aspectos da cultura na Grécia e em Roma;
As noções de cidadania e política na Grécia e em Roma;
ü  Domínios e expansão das culturas grega e romana;
ü  Significados do conceito de “império” e as lógicas de conquista, conflito e negociação dessa forma de organização política.
(EF06HI09) Discutir o conceito de Antiguidade Clássica, seu alcance e limite na tradição ocidental, assim como os impactos sobre outras sociedades e culturas.
(EF06HI10X) Explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais.
(EF06HI12X) Associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas.
ü  O conceito de Antiguidade clássica;
ü  Grécia antiga: localização;
ü  O período homérico;
ü  Colonização grega;
ü  Antenas;
ü  Aristocracia;
ü  A democracia ateniense;
ü  A liberdade de Péricles;
ü  Escravos, mulheres e estrangeiros; Esparta;
ü  Política em Esparta;
ü  Espartanos, periecos e hilotas;
ü  Deuses e heróis gregos;
ü  Uma religião cívica;
ü  Os jogos Olímpicos;


X

Roma: Monarquia, República e Império
As noções de cidadania e política na Grécia e em Roma;
ü  Domínios e expansão das culturas grega e romana;
ü  Significados do conceito de “império” e as lógicas de conquista, conflito e negociação dessa forma de organização política;
(EF06HI11X) Caracterizar o processo de formação da Roma Antiga e suas configurações sociais e políticas nos períodos monárquico e republicano.
(EF06HI12X) Associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas.
(EF06HI13) Conceituar “império” no mundo antigo, com vistas à análise das diferentes formas de equilíbrio e desequilíbrio entre as partes envolvidas.
ü  Roma antiga;
ü  Localização e povoamento;
ü  A história da fundação de Roma;
ü  O tempo dos reis;
ü  Patrícios, plebeus e clientes;
ü  A política no tempo da Monarquia;
ü  A República romana;
ü  Os magistrados romanos;
ü  Assembleias;
ü  As lutas sociais e as conquistas dos plebeus;
ü  Roma e suas expansões pela península e pelo Mediterrâneo.
ü  Cidadania de Roma e Atenas;
ü  Escravismo e grande propriedade;
ü   A revolta de Espártaco;
ü  Os irmãos Graco;
ü  A ascensão dos militares;
ü  Júlio César e o Senado;
ü  Otávio e o Império;
ü  Da República ao Império;


X

O Império Romano
As noções de cidadania e política na Grécia e em Roma;
ü  Domínios e expansão das culturas grega e romana;
ü  Significados do conceito de “império” e as lógicas de conquista, conflito e negociação dessa forma de organização política;
(EF06HI13) Conceituar “império” no mundo antigo, com vistas à análise das diferentes formas de equilíbrio e desequilíbrio entre as partes envolvidas.
(EF06HI15) Descrever as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado.
ü  O governo do imperador Otávio Augusto;
ü  Características do Império Romano;
ü  Alianças do Imperador com elites provinciais;
ü  Exército organizado;
ü  Circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo;
ü  Contribuições Romanas;
ü  Latim;
ü  Engenharia Romana;
ü  Direito Romano;



X
Povos e culturas nas terras banhadas pelo Mediterrâneo
A passagem do mundo antigo para o mundo medieval

O Mediterrâneo como espaço de interação entre as sociedades da Europa, da África e do Oriente Médio
(EF06HI14) Identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços.
(EF06HI15) Descrever as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado.
ü  A desagregação do Império;
ü  O processo de ruralização;
ü  Crise e enfraquecimento do governo imperial;
ü  A ascensão do cristianismo;
ü  A perseguição aos cristãos;
ü  Germanos: característica;
ü  Germanos e a guerra;
ü  Migrações e invasões no Império;
ü  Os bizantinos;
ü  Governo Justiniano;
ü  A religiosidade bizantina;
ü  Os muçulmanos;
ü  O islamismo;
ü  A expansão islâmica;



X
Feudalismo sociedade, cultura e religião
ü  A passagem do mundo antigo para o mundo medieval;
ü  A fragmentação do poder político na Idade Média;
ü  O papel da religião cristã, dos mosteiros e da cultura na Idade Média;
ü  O papel da mulher na Grécia e em Roma, e no período medieval;

(EF06HI14) Identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços.
(EF06HI16X) Caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos, com destaque para as relações entre senhores e servos.
(EF06HI17) Diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo.
(EF06HI18X) Analisar o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval.
(EF06HI19X) Descrever e analisar os diferentes papéis sociais das mulheres no mundo antigo e nas sociedades medievais.
ü  Os domínios dos germanos;
ü  O Reino dos francos;
ü  Os carolíngios;
ü  Carlos Magno e seu Império;
ü  O Império Carolíngio;A divisão do Império de Carlos Magno;
ü  A formação da Europa medieval;
ü  Formação do Feudalismo;
ü  Juramento de fidelidade;
ü  O senhorio;
ü  A sociedade feudal;
ü  O clero;
ü  A nobreza;
ü  Os trabalhadores;
ü  O senhorio e as obrigações dos servos;
ü  Igreja e cristianismo na Idade Média;
ü  Crise no cristianismo e novas ordens religiosas;
ü  A cultura na Idade Média;
ü  A mulher na Grécia Antiga, na Roma Antiga e na sociedade medieval;



X

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!
Ao comentar, identifique-se, dessa forma fica fácil nossa interatividade!
Forte abraço!