terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Planejamento de História BNCC 8º ano

Professores de História,
Compartilho com vocês o planejamento anual de História, 8º ano do ensino fundamental de acordo com a BNCC e Currículo Mineiro. Esse ano de 2020 todo o ensino fundamental deverá reformular o planejamento conforme a BNCC, sendo assim, espero que o blog ATIVIDADES ITINERANTES esteja ajudando vocês nessa nova empreitada.
Compartilhe conosco seu planejamento ou outras sugestões enviando para nosso email atividadesitinerantes@gmail.com
UNIDADES TEMÁTICAS
OBJETOS DE CONHECIMENTO
HABILIDADES
CONTEÚDOS
BIMESTRES
Iluminismo
A questão do iluminismo e da ilustração.
(EF08HI01X) Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.
ü  Iluminismo;
ü  Razão;
ü  Autoridade e tradição;
ü  Progresso, otimismo e Deus;
ü  John Locke e o liberalismo político;
ü  Voltaire: Liberdade de expressão e tolerância;
ü  Cartas inglesas;
ü  Montesquieu e a autonomia dos poderes;
ü  Executivo, Legislativo e Judiciário;
ü  Rousseau e o contrato social;
ü  Vontade geral;
ü  A enciclopédia dos iluministas;
ü  O iluminismo na economia;
ü  Adam Smith e o liberalismo econômico;
X



Revoluções na Inglaterra
As revoluções inglesas e os princípios do liberalismo.
(EF08HI02X) Identificar as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII e analisar os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa, enfatizando a importância da Declaração dos Direitos de 1689 (Bill o Rigths) para ampliação de direitos de liberdade civil no mundo contemporâneo.
ü  Política e sociedade na Inglaterra do século XVI;
ü  Política mercantilista;
ü  Monarquia x Parlamento no século XVII;
ü  A Era Cromwell;
ü  New Model Army;
ü  Os Atos de Navegação;
ü  Niveladores e cavadores;
ü  A deposição de Ricardo Cromwell e a volta da monarquia na Inglaterra;
ü  A Revolução Gloriosa;
ü  O significado da Revolução Gloriosa;
X



Revolução Industrial
Revolução Industrial e seus impactos na produção e circulação de povos, produtos e culturas.
(EF08HI03X) Analisar os impactos da Revolução Industrial, suas transformações tecnológicas na produção e circulação de povos, produtos e culturas e na formação de estruturas sociais desiguais evidenciando os movimentos sociais para a conquista de direitos trabalhistas, a explosão do consumo e o processo do crescimento urbano desordenado.
ü  Do artesanato à maquinofatura;
ü  O pioneirismo inglês;
ü  As máquinas;
ü  Inventos aplicados à indústria;
ü  Indústria e mudanças socioeconômicas;
ü  Impactos da Revolução Industrial;
ü  O tempo da fábrica;
X



A Revolução Francesa e a Era Napoleônica
Revolução Francesa e seus desdobramentos
(EF08HI04X) Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo, destacando a importância da Declaração dos Direitos Humanos para a sociedade atual.
ü  O Antigo Regime;
ü  Os três estados;
ü  França do Antigo Regime;
ü  A convocação dos Estados Gerais;
ü  O processo revolucionário;
ü  A Assembleia Nacional Constituinte;
ü  A Monarquia Constitucional;
ü  A Convenção Nacional;
ü  Os jacobinos no poder;
ü  O Diretório;
ü  A Era Napoleônica;
ü  O Consulado;
ü  Economia;
ü  Educação e Direito;
ü  O Império;
ü  O expansionismo militar;
ü  Reações ao militarismo bonopartista;
ü  O governo dos Cem Dias;
ü  O Congresso de Viena;
X



Rebeliões na América portuguesa
Rebeliões na América portuguesa: as conjurações mineira e baiana.

Os caminhos até a independência do Brasil.

A tutela da população indígena, a escravidão dos negros e a tutela dos egressos da escravidão.
(EF08HI05X) Explicar os movimentos e as rebeliões da América portuguesa, articulando as temáticas locais e suas interfaces com processos ocorridos na Europa e nas Américas, enfatizando conjurações mineira e baiana.
(EF08HI06) Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões.
(EF08HI14X) Discutir a noção da tutela dos grupos indígenas e a participação dos negros na sociedade brasileira do final do período colonial, identificando permanências na forma de preconceitos, estereótipos e violências sobre as populações indígenas e negras no Brasil e nas Américas.
ü  A Revolta de Backman;
ü  A Guerra dos Emboabas;
ü  A Guerras dos Mascates;
ü  A Revolta de Vila Rica;
ü  Impostos;
ü  Cobrança e desvios; Mineração e mercado interno;
ü  A conjuração Mineira;
ü  Denúncia, prisão e sentença;
ü  Tiradentes;
ü  A Conjuração Baiana;

X


A formação dos Estados Unidos
Independência dos Estados Unidos da América
(EF08HI07) Identificar e contextualizar as especificidades dos diversos processos de independência nas Américas, seus aspectos populacionais e suas conformações territoriais.
ü  Colonização inglesa da América;
ü  Os indígenas;
ü  Companhias de comércio e colonização;
ü  As Treze Colônias;
ü  Economia colonial;
ü  A Inglaterra aperta o laço;
ü  O processo de independência;
ü  O movimento de independência;
ü  A Constituição dos Estados Unidos;
ü  Uma cidadania limitada;

X


Independências: Haiti e América espanhola
Independências na América espanhola

A revolução dos escravizados em São Domingo e seus múltiplos significados e desdobramentos: o caso do Haiti.
(EF08HI08) Conhecer o ideário dos líderes dos movimentos independentistas e seu papel nas revoluções que levaram à independência das colônias hispano-americanas.
(EF08HI09) Conhecer as características e os principais pensadores do Pan-americanismo.
(EF08HI10X) Identificar a Revolução de São Domingo como evento singular e desdobramento da Revolução Francesa e avaliar suas implicações sociais, políticas, culturais e econômicas.
(EF08HI11) Identificar e explicar os protagonismos e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência no Brasil, na América espanhola e no Haiti.
ü  Independência em São Domingos (atual Haiti);
ü  A formação do Haiti;
ü  A Revolta de Túpac Amaru;
ü  América espanhola: população e etnias;
ü  O Império espanhol em crise;
ü  Guerras de independência na América;
ü  As independências na América do Sul;
ü  José de San Martín;
ü  O projeto e a luta de Simón Bolívar;
ü  A independência do México;
ü  Exclusão e marginalização na América.

X


A chegada da família real e a emancipação política do Brasil
Os caminhos até a independência do Brasil
(EF08HI11) Identificar e explicar os protagonismos e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência no Brasil, na América espanhola e no Haiti.
(EF08HI12) Caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da Corte portuguesa, em 1808, até 1822 e seus desdobramentos para a história política brasileira.
(EF08HI13) Analisar o processo de independência em diferentes países latino-americanos e comparar as formas de governo neles adotadas.
ü  A vinda de D. João para o Brasil;
ü  A interiorização da metrópole;
ü  A abertura dos portos;
ü  O Tratado de Comércio e Navegação com a Inglaterra;
ü  A administração joanina;
ü  Insurreição pernambucana (1817);
ü  A Revolução Liberal do Porto;
ü  A emancipação Política do Brasil;


X


O reinado de Dom Pedro I: uma cidadania limitada
Brasil: Primeiro Reinado
(EF08HI15X) Identificar e analisar o equilíbrio das forças e os sujeitos envolvidos nas disputas políticas durante o Primeiro e o Segundo Reinado.
ü  As lutas pela independência;
ü  O reconhecimento e o preço da independência;
ü  Uma constituição para o Brasil;
ü  A Constituição do Império;
ü  A Confederação do Equador;
ü  Dom Pedro I, cada vez mais impopular;
ü  A Questão da Cisplatina;
ü  A sucessão do trono português;
ü  A abdicação de Dom Pedro I;


X

Regências: a unidade ameaçada
O Período Regencial e as contestações ao poder central
(EF08HI16) Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado.
ü  Regências: um período movimentado;
ü  História política;
ü  Regência Trina Permanente;
ü  O Ato Adicional de 1834;
ü  Regência Uma de Feijó;
ü  A Regência de Araújo Lima;
ü  As rebeliões regenciais;
ü  Cabanagem (1835-1840): Grão-Pará;
ü  Guerra dos Farrapos (1835-1845): Rio Grande do Sul e Santa Catarina;
ü  Revolta dos Malês (1835): Bahia;
ü  Sabinada (1837-1838): Bahia;
ü  Balaiada (1838-1841): Maranhão e Piauí;


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Segundo Reinado: política, economia e guerra
O Brasil do Segundo Reinado: política econômica:

- A Lei de Terras e seus desdobramentos na política do Segundo Reinado;
- Territórios e fronteiras: a Guerra do Paraguai;
(EF08HI15X) Identificar e analisar o equilíbrio das forças e os sujeitos envolvidos nas disputas políticas durante o Primeiro e o Segundo Reinado.
(EF08HI17X) Relacionar as transformações territoriais, em razão de questões de fronteiras, com as tensões e conflitos durante o Império, com destaque para a Revolução Liberal (1842) em Minas Gerais.
(EF08HI18X) Identificar as questões internas e externas sobre a atuação do Brasil na Guerra do Paraguai e discutir diferentes versões sobre o conflito, seus desdobramentos e influências para o término da monarquia e da escravidão.
ü  O golpe da maioridade;
ü  Política, violência e fraude no Império;
ü  A Revolução Praieira;
ü  O poder do imperador;
ü  Economia do Segundo Reinado;
ü  O café na liderança;
ü  O mercado interno no Império;
ü  Modernização do Império: industrias e ferrovias;
ü  A pressão inglesa e o fim do Tráfico;
ü  A Lei do Eusébio de Queirós e a Lei de Terras;
ü  O tráfico interprovincial;
ü  A Guerra do Paraguai;
ü  Consequências da guerra;


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Abolição, imigração e indigenismo no Império
O escravismo no Brasil do século XIX: plantations e revoltas de escravizados, abolicionismo e políticas migratórias no Brasil Imperial;

Políticas de extermínio do indígena durante o Império;

A produção do imaginário nacional brasileiro: cultura popular, representações visuais, letras e o Romantismo no Brasil.
(EF08HI19X) Formular questionamentos sobre o legado da escravidão nas Américas, com base na seleção e consulta de fontes de diferentes naturezas.
(EF08HI20X) Identificar e relacionar aspectos das estruturas sociais da atualidade com os legados da escravidão no Brasil e discutir a importância de ações afirmativas, para combater a violência, as desigualdades e preconceitos.
(EF08HI21) Identificar e analisar as políticas oficiais com relação ao indígena durante o Império.
(EF08HI22) Discutir o papel das culturas letradas, não letradas e das artes na produção das identidades no Brasil do século XIX.
ü  Abolição;
ü  Resistência dos escravizados;
ü  O movimento abolicionista;
ü  As leis e a realidade;
ü  A Lei Áurea: 13 de maio de 1888;
ü  A vida difícil dos recém-libertos;
ü  Sobre a política de cotas;
ü  Imigração;
ü  O sistema de parceria: uma experiência pioneira;
ü  Alemães, italianos e poloneses;
ü  Romantismo.


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Industrialização, imperialismo e resistência
Nacionalismo, revoluções e as novas nações europeias;

Uma nova ordem econômica: as demandas do capitalismo industrial e o lugar das economias africanas e asiáticas nas dinâmicas globais;

O imperialismo europeu e a partilha da África e da Ásia.
(EF08HI23) Estabelecer relações causais entre as ideologias raciais e o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia.
(EF08HI24) Reconhecer os principais produtos, utilizados pelos europeus, procedentes do continente africano durante o imperialismo e analisar os impactos sobre as comunidades locais na forma de organização e exploração econômica.
(EF08HI26) Identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia.
ü  Segunda fase da Revolução Industrial;
ü  A concentração de capital;
ü  O imperialismo;
ü  Teorias racistas do século XIX;
ü  O imperialismo na África;
ü  Francesas onde hoje é a Argélia;
ü  Belgas na bacia do rio Congo;
ü  Britânicos na África;
ü  A resistência africana;
ü  A Rebelião Ashanti;
ü  Alemães, portugueses e espanhóis na África;
ü  A Conferência de Berlim;
ü  Partilha da Ásia;
ü  Britânicos na Índia;
ü  Britânicos na China;



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Estados Unidos e América Latina no século XIX
Os Estados Unidos da América e América Latina no século XIX;

Pensamento e cultura no século XIX: darwinismo e racismo;

O discurso civilizatório nas Américas, o silenciamento dos saberes indígenas e as formas de integração e destruição de comunidade e povos indígenas;

A resistência dos povos e comunidades indígenas diante da ofensiva civilizatória.
(EF08HI25) Caracterizar e contextualizar aspectos das relações entre os Estados Unidos da América e a América Latina no século XIX.
(EF08HI27X) Identificar as tensões e os significados dos discursos civilizatórios, avaliando seus impactos negativos para os povos indígenas originários e as populações negras nas Américas.
ü  A Marcha para o Oeste;
ü  Acordos, guerra e ouro;
ü  A guerra civil norte-americana;
ü  Cidadania versus racismo;
ü  Prosperidade e intervencionismo;
ü  O imperialismo estadunidense.



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3 comentários:

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