PRÁTICAS
DE LINGUAGEM
|
OBJETOS
DO CONHECIMENTO
|
HABILIDADES
|
CONTEÚDOS
|
ANÁLISE LINGUÍSTICA
E SEMIÓTICA
|
·
Construção
composicional
·
Estilo
·
Efeitos
de sentido
·
Argumentação:
movimentos argumentativos, tipos de argumento e força argumentativa
·
Modalização
·
Análise
de textos legais/normativos, propositivos e reivindicatórios
·
Movimentos
argumentativos e força dos argumentos
·
Textualização
·
Progressão
temática
·
Elementos
paralinguísticos e cinésicos
·
Apresentações
orais
·
Usar
adequadamente ferramentas de apoio a apresentações orais
·
Gêneros
de divulgação científica
·
Marcas
linguísticas
·
Intertextualidade
·
Recursos
linguísticos e semióticos que operam nos textos pertencentes aos gêneros
literários
·
Variação
linguística
·
Figuras
de linguagem
·
Fono-ortografia
·
Léxico/morfologia
·
Morfossintaxe
·
Semântica
·
Coesão
·
|
(EF69LP18) Utilizar na
escrita/reescrita de textos argumentativos, recursos linguísticos que marquem
as relações de sentido entre parágrafos e enunciados do texto e operadores de
conexão adequados aos tipos de argumento e à forma de composição de textos
argumentativos, de maneira a garantir a coesão, a coerência e a progressão
temática nesses textos (“primeiramente, mas, no entanto, em
primeiro/segundo/terceiro lugar, finalmente, em conclusão” etc.).
(EF89LP14) Analisar, em textos
argumentativos e propositivos, os movimentos argumentativos de sustentação,
refutação e negociação e os tipos de argumentos, avaliando a força/tipo dos
argumentos utilizados.
(EF69LP27
A)
Analisar a forma composicional de textos pertencentes a gêneros normativos/
jurídicos e a gêneros da esfera política, tais como propostas, programas
políticos (posicionamento quanto a diferentes ações a serem propostas, objetivos,
ações previstas etc.), propaganda política (propostas e sua sustentação,
posicionamento quanto a temas em discussão)
EF69LP27
B)
Analisar textos reivindicatórios: cartas de reclamação, petição (proposta,
suas justificativas e ações a serem adotadas) e suas marcas linguísticas, de
forma a incrementar a compreensão de textos pertencentes a esses gêneros e a
possibilitar a produção de textos mais adequados e/ou fundamentados quando
isso for requerido.
(EF89LP23) Analisar, em textos
argumentativos, reivindicatórios e propositivos, os movimentos argumentativos
utilizados (sustentação, refutação e negociação), avaliando a força dos
argumentos utilizados.
(EF89LP30) Analisar a
estrutura de hipertexto e hiperlinks em textos de divulgação científica que
circulam na Web e proceder à remissão a conceitos e relações por meio de
links.
(EF69LP42B) Reconhecer traços
da linguagem dos textos de divulgação científica, fazendo uso consciente das
estratégias de impessoalização da linguagem (ou de pessoalização, se o tipo
de publicação e objetivos assim o demandarem, como em alguns podcasts e
vídeos de divulgação científica), 3ª pessoa, presente atemporal, recurso à
citação, uso de vocabulário técnico/especializado etc., como forma de ampliar
suas capacidades de compreensão e produção de textos nesses gêneros.
(EF08LP06 X) Identificar, em
textos lidos ou de produção própria, os termos constitutivos da oração
(sujeito e seus modificadores, verbo e seus complementos e modificadores,
predicado).
|
· Revisão: Termos
essenciais da oração;
· Plural dos
substantivos compostos;
·
Plural
dos adjetivos compostos;
|
LEITURA
|
·
Apreciação
e réplica
·
Relação
entre gêneros e mídias
·
Estratégia
de leitura: apreender os sentidos globais do texto
·
Reconstrução
do contexto de produção, circulação e recepção de textos
·
Caracterização
do campo jornalístico e relação entre os gêneros em circulação,mídias e
práticas da cultura digital
·
Efeitos
de sentido
·
Exploração
da multissemiose
·
Relação
entre textos
·
Reconstrução
das condições de produção e circulação e adequação do texto à construção
composicional e ao estilo de gênero (Lei, código, estatuto, código, regimento
etc.)
·
Reconstrução
do contexto de produção, circulação e recepção de textos legais e normativos
·
Contexto
de produção, circulação e recepção de textos e práticas relacionadas à defesa
de direitos e à participação social
·
Relação
entre contexto de produção e características composicionais e estilísticas
dos gêneros
·
Estratégias
e procedimentos de leitura em textos reivindicatórios ou propositivos
·
Curadoria
de informação
·
Reconstrução
das condições de produção e recepção de textos e adequação do texto à
construção composicional e ao estilo de gênero
·
Estratégias
e procedimentos de leitura
·
Relação
do verbal com outras semioses
·
Procedimentos
e gêneros de apoio à compreensão
·
Reconstrução
da textualidade e compreensão dos efeitos de sentidos provocados pelos usos
de recursos linguísticos e multissemióticos
·
Adesão
às práticas de leitura
·
|
(EF89LP07
X)
Analisar, em notícias, reportagens e peças publicitárias em várias mídias, os
efeitos de sentido devidos ao tratamento e à composição dos elementos nas
imagens em movimento, à performance, à montagem feita (ritmo, duração e
sincronização entre as linguagens – complementaridades, interferências etc.)
e ao ritmo, melodia, instrumentos e sampleamentos(reutilização de trechos de
uma gravação) e efeitos sonoros.
(EF69LP20
B)
Analisar, tendo em vista o contexto de produção, efeitos de sentido causados
pelo uso de vocabulário técnico, pelo uso do imperativo, de palavras e
expressões que indicam circunstâncias, como advérbios e locuções adverbiais,
de palavras que indicam generalidade, como alguns pronomes indefinidos, de
forma a poder compreender o caráter imperativo, coercitivo e generalista das
leis e de outras formas de regulamentação.
(EF89LP20) Comparar propostas
políticas e de solução de problemas, identificando o que se pretende
fazer/implementar, por que (motivações, justificativas), para que (objetivos,
benefícios e consequências esperados), como (ações e passos), quando etc. e a
forma de avaliar a eficácia da proposta/solução, contrastando dados e
informações de diferentes fontes, identificando coincidências,
complementaridades e contradições, de forma a poder compreender e
posicionar-se criticamente sobre os dados e informações usados em
fundamentação de propostas e analisar a coerência entre os elementos, de
forma a tomar decisões fundamentadas
EF89LP24X)
Realizar
pesquisas com autonomia, estabelecendo o recorte das questões, usando fontes
confiáveis abertas ou fechadas, quando possível, contratando dados e
informações, identificando coincidências e complementariedades ,de modo a
filtrar apenas informações reais dos assuntos pesquisados.
(EF69LP30) Comparar com a ajuda
do professor, conteúdos, dados e informações de diferentes fontes, levando em
conta seus contextos de produção e referências, identificando coincidências,
complementaridades e contradições, de forma a poder identificar
erros/imprecisões conceituais, compreender e posicionar-se criticamente sobre
os conteúdos e informações em questão
(EF69LP31 X) Utilizar pistas
linguísticas – tais como “em primeiro/segundo/terceiro lugar”, “por outro
lado”, “dito de outro modo”, isto é”, “por exemplo” – em textos, diversos,
para compreender a hierarquização das proposições, sintetizando o conteúdo
dos textos.
(EF69LP32) Selecionar
informações e dados relevantes de fontes diversas (impressas, digitais, orais
etc.), avaliando a qualidade e a utilidade dessas fontes, e organizar,
esquematicamente, com ajuda do professor, as informações necessárias (sem
excedê-las) com ou sem apoio de ferramentas digitais, em quadros, tabelas ou gráficos.
EF69LP34) Grifar as partes
essenciais do texto, tendo em vista os objetivos de leitura, produzir
marginálias (ou tomar notas em outro suporte), sínteses organizadas em itens,
quadro sinóptico, quadro comparativo, esquema, resumo ou resenha do texto
lido (com ou sem comentário/análise), mapa conceitual, dependendo do que for
mais adequado, como forma de possibilitar uma maior compreensão do texto, a
sistematização de conteúdos e informações e um posicionamento frente aos
textos, se for o caso.
|
·
Variados
tipos de textos
|
ORALIDADE
|
·
Produção
de textos jornalísticos orais
·
Planejamento
e produção de textos jornalísticos orais
·
Participação
em discussões orais de temas controversos de interesse da turma e/ou de
relevância social
·
Estratégias
de produção: planejamento e participação em debates regrados
·
Estratégias
de produção: planejamento, realização e edição de entrevistas orais
·
Discussão
oral
·
Registro
·
Escuta
·
Apreender
o sentido geral dos textos
·
Apreciação
e réplica
·
Produção/proposta
·
Conversação
espontânea
·
Procedimentos
de apoio à compreensão
·
Tomada
de nota
·
Estratégias
de produção: planejamento e produção de apresentações orais
·
Produção
de textos orais
·
Oralização
·
·
|
(EF89LP27
X)
Tecer considerações e formular problematizações pertinentes, em momentos
oportunos , em situações diversas de aulas, apresentação oral, seminário etc.
EF89LP22) Compreender e
comparar as diferentes posições e interesses em jogo em uma discussão ou
apresentação de propostas, avaliando a validade e força dos argumentos e as
consequências do que está sendo proposto e, quando for o caso, formular e
negociar propostas de diferentes naturezas relativas a interesses coletivos
envolvendo a escola ou comunidade escolar.
EF69LP38) Organizar os dados
e informações pesquisados em painéis ou slides de apresentação, levando em
conta o contexto de produção, o tempo disponível, as características do
gênero apresentação oral, a multissemiose, as mídias e tecnologias que serão
utilizadas, ensaiar a apresentação, considerando também elementos
paralinguísticos e cinésicos e proceder à exposição oral de resultados de
estudos e pesquisas, no tempo determinado, a partir do planejamento e da
definição de diferentes formas de uso da fala – memorizada, com apoio da
leitura ou fala espontânea.
|
·
Discussão
oral
|
PRODUÇÃO DE TEXTOS
|
·
Relação
do texto com o contexto de produção e experimentação de papéis sociais
·
Textualização
·
Estratégia
de produção:planejamento de textos informativos
·
Estratégia
de produção: textualização de testos informativos
·
Revisão/edição
de texto informativo e opinativo
·
Estratégia
de produção: planejamento de textos argumentativos e apreciativos
·
Planejamento
de textos de peças publicitárias de campanhas sociais
·
Estratégias
de produção: planejamento, textualização, revisão e edição de textos
publicitários
·
Textualização
de textos argumentativos e apreciativos
·
Textualização,
revisão e edição
·
Estratégias
de escrita: textualização, revisão e edição
·
Estratégia
de produção: planejamento de textos reivindicatórios ou propositivos
·
Consideração
das condições de produção de textos de divulgação científica
·
Estratégias
de escrita
·
Estratégias
de escrita: textualização, revisão e edição
·
Relação
entre textos
·
Consideração
das condições de produção
·
Estratégias
de produção:planejamento, textualização e revisão/edição
·
Construção
da textualidade
|
(EF69LP35B)Produzir, revisar e
editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e
resultados de pesquisas, tais como artigo de divulgação científica, artigo de
opinião, reportagem científica, verbete de enciclopédia, verbete de
enciclopédia digital colaborativa , infográfico, relatório, relato de
experimento científico, relato (multimidiático) de campo, tendo em vista seus
contextos de produção, que podem envolver a disponibilização de informações e
conhecimentos em circulação em um formato mais acessível para um público específico
ou a divulgação de conhecimentos advindos de pesquisas bibliográficas,
experimentos científicos e estudos de campo realizados.
(EF69LP36) Produzir, revisar e
editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e
resultados de pesquisas, tais como artigos de divulgação científica, verbete
de enciclopédia, infográfico, infográfico animado, podcast ou vlog
científico, relato de experimento, relatório, relatório multimidiático de
campo, dentre outros, considerando o contexto de produção e as regularidades
dos gêneros em termos de suas construções composicionais e estilos.
(EF69LP50
X)
Elaborar texto teatral, a partir da adaptação de romances, contos, mitos,
lendas locais reconstruídos à partir da ajuda de familiares, narrativas de
enigma e de aventura, novelas, biografias romanceadas, crônicas, dentre
outros, indicando as rubricas para caracterização do cenário, do espaço, do
tempo; explicitando a caracterização física e psicológica dos personagens e
dos seus modos de ação; reconfigurando a inserção do discurso direto e dos
tipos de narrador; explicitando as marcas de variação linguística (dialetos,
registros e jargões) e retextualizando o tratamento da temática para
interagir com a cultura local e comunidade
(EF69LP51) Engajar-se ativamente
nos processos de planejamento, textualização, revisão/ edição e reescrita,
tendo em vista as restrições temáticas, composicionais e estilísticas dos
textos pretendidos e as configurações da situação de produção – o leitor
pretendido, o suporte, o contexto de circulação do texto, as finalidades etc.
– e considerando a imaginação, a estesia e a verossimilhança próprias ao
texto literário.
(EF89LP35) Criar contos ou
crônicas (em especial, líricas), crônicas visuais, minicontos, narrativas de
aventura e de ficção científica, dentre outros, com temáticas próprias ao
gênero, usando os conhecimentos sobre os constituintes estruturais e recursos
expressivos típicos dos gêneros narrativos pretendidos, e, no caso de
produção em grupo, ferramentas de escrita colaborativa como o ETC; GoogleDocs
; WIKISPACES
EF89LP36) Parodiar poemas
conhecidos da literatura e criar textos em versos (como poemas concretos,
ciberpoemas, haicais, liras, microrroteiros, lambe-lambes e outros tipos de
poemas), explorando o uso de recursos sonoros e semânticos (como figuras de
linguagem e jogos de palavras) e visuais (como relações entre imagem e texto
verbal e distribuição da mancha gráfica), de forma a propiciar diferentes
efeitos de sentido.
|
·
Reportagem;
·
Editorial.
·
Roteiro
de cinema
·
Artigo
de opinião
|
LEGENDA
VERDE- Campo
jornalístico/midiático
AZUL – Campo
de atuação na vida pública
ROSA – Campo das práticas de estudo e pesquisa
ROXO – Campo
artístico-literário
LARANJA – Todos os campos de atuação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção!
Ao comentar, identifique-se, dessa forma fica fácil nossa interatividade!
Forte abraço!