PRÁTICAS
DE LINGUAGEM
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OBJETOS
DO CONHECIMENTO
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HABILIDADES
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CONTEÚDOS
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ANÁLISE LINGUÍSTICA
E SEMIÓTICA
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Construção
composicional
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Estilo
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Efeitos
de sentido
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Argumentação:
movimentos argumentativos, tipos de argumento e força argumentativa
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Modalização
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Análise
de textos legais/normativos, propositivos e reivindicatórios
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Movimentos
argumentativos e força dos argumentos
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Textualização
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Progressão
temática
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Elementos
paralinguísticos e cinésicos
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Apresentações
orais
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Usar
adequadamente ferramentas de apoio a apresentações orais
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Gêneros
de divulgação científica
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Marcas
linguísticas
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Intertextualidade
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Recursos
linguísticos e semióticos que operam nos textos pertencentes aos gêneros
literários
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Variação
linguística
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Figuras
de linguagem
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Fono-ortografia
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Léxico/morfologia
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Morfossintaxe
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Semântica
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Coesão
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(EF69LP40) Analisar, em
gravações de seminários, conferências rápidas, trechos de palestras, dentre
outros, a construção composicional dos gêneros de apresentação –
abertura/saudação, introdução ao tema, apresentação do plano de exposição,
desenvolvimento dos conteúdos, por meio do encadeamento de temas e subtemas
(coesão temática), síntese final e/ou conclusão, encerramento –, os elementos
paralinguísticos (tais como: tom e volume da voz, pausas e hesitações – que,
em geral, devem ser minimizadas –, modulação de voz e entonação, ritmo,
respiração etc.) e cinésicos (tais como: postura corporal, movimentos e
gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia,
modulação de voz e entonação, sincronia da fala com ferramenta de apoio
etc.), para melhor performar apresentações orais no campo da divulgação do
conhecimento.
EF69LP42A) Analisar a
construção composicional dos textos pertencentes a gêneros relacionados à
divulgação de conhecimentos: título, (olho), introdução, divisão do texto em
subtítulos, imagens ilustrativas de conceitos, relações, ou resultados
complexos (fotos, ilustrações, esquemas, gráficos, infográficos, diagramas,
figuras, tabelas, mapas) etc., exposição, contendo definições, descrições,
comparações, enumerações, exemplificações e remissões a conceitos e relações
por meio de notas de rodapé, boxes ou links; ou título, contextualização do
campo, ordenação temporal ou temática por tema ou subtema, intercalação de
trechos verbais com fotos, ilustrações, áudios, vídeos, etc.
(EF89LP37X) Analisar e empregar os efeitos de sentido
do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo, antítese, aliteração,
assonância, dentre outras.
(EF08LP07) Diferenciar, em textos lidos ou de
produção própria, complementos diretos e indiretos de verbos transitivos,
apropriando-se da regência de verbos de uso frequente.
(EF08LP14) Utilizar, ao produzir texto, recursos de
coesão sequencial (articuladores) e referencial (léxica e pronominal),
construções passivas e impessoais, discurso direto e indireto e outros
recursos expressivos adequados ao gênero textual.
(EF08LP04) Utilizar, ao
produzir texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: ortografia,
regências e concordâncias nominal e verbal, modos e tempos verbais, pontuação
etc.
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Preposição
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Crase
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Regência
nominal e verbal
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Discurso
direto
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Discurso
indireto
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LEITURA
ORALIDADE
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Apreciação
e réplica
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Relação
entre gêneros e mídias
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Estratégia
de leitura: apreender os sentidos globais do texto
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Reconstrução
do contexto de produção, circulação e recepção de textos
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Caracterização
do campo jornalístico e relação entre os gêneros em circulação,mídias e
práticas da cultura digital
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Efeitos
de sentido
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Exploração
da multissemiose
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Relação
entre textos
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Reconstrução
das condições de produção e circulação e adequação do texto à construção
composicional e ao estilo de gênero (Lei, código, estatuto, código, regimento
etc.)
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Reconstrução
do contexto de produção, circulação e recepção de textos legais e normativos
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Contexto
de produção, circulação e recepção de textos e práticas relacionadas à defesa
de direitos e à participação social
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Relação
entre contexto de produção e características composicionais e estilísticas
dos gêneros
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Estratégias
e procedimentos de leitura em textos reivindicatórios ou propositivos
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Curadoria
de informação
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Reconstrução
das condições de produção e recepção de textos e adequação do texto à
construção composicional e ao estilo de gênero
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Estratégias
e procedimentos de leitura
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Relação
do verbal com outras semioses
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Procedimentos
e gêneros de apoio à compreensão
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Reconstrução
da textualidade e compreensão dos efeitos de sentidos provocados pelos usos
de recursos linguísticos e multissemióticos
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Adesão
às práticas de leitura
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Produção
de textos jornalísticos orais
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Planejamento
e produção de textos jornalísticos orais
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Participação
em discussões orais de temas controversos de interesse da turma e/ou de
relevância social
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Estratégias
de produção: planejamento e participação em debates regrados
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Estratégias
de produção: planejamento, realização e edição de entrevistas orais
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Discussão
oral
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Registro
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Escuta
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Apreender
o sentido geral dos textos
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Apreciação
e réplica
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Produção/proposta
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Conversação
espontânea
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Procedimentos
de apoio à compreensão
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Tomada
de nota
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Estratégias
de produção: planejamento e produção de apresentações orais
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Produção
de textos orais
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Oralização
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(EF69LP01) Diferenciar
liberdade de expressão de discursos de ódio, posicionando-se contrariamente a
esse tipo de discurso, vislumbrando possibilidades de denúncia quando for o
caso.
(EF89LP01) Analisar os
interesses que movem o campo jornalístico, os efeitos das novas tecnologias
no campo e as condições que fazem da informação uma mercadoria, de forma a
poder desenvolver uma atitude crítica frente aos textos jornalísticos.
(EF08LP01) Identificar e
comparar as várias editorias de jornais impressos e digitais e de sites
noticiosos, de forma a refletir sobre os tipos de fato que são noticiados e
comentados, as escolhas sobre o que noticiar e o que não noticiar e o
destaque/enfoque dado e a fidedignidade da informação.
(EF89LP03) Analisar textos de
opinião (artigos de opinião, editoriais, cartas de leitores, comentários,
posts de blog e de redes sociais, charges, memes, gifs etc.) e posicionar-se
de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões
relacionados a esses textos
(EF69LP21) Posicionar-se em
relação a conteúdos veiculados em práticas não institucionalizadas de
participação social, sobretudo àquelas vinculadas a manifestações artísticas,
produções culturais, intervenções urbanas e práticas próprias das culturas
juvenis que pretendam denunciar, expor uma problemática ou “convocar” para
uma reflexão/ação, relacionando esse texto/produção com seu contexto de
produção e relacionando as partes e semioses presentes para a construção de
sentidos
(EF69LP47
A)
Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição
próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do
tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a
caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido
decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de
enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver)
empregados,
(EF69LP11X) Identificar e
analisar posicionamentos defendidos e refutados na escuta de interações
polêmicas em entrevistas, discussões e debates (televisivo, em sala de aula,
em redes sociais etc.), entre outros, e se posicionar frente a eles de forma
clara, sem utilizar expressões ou gestos preconceituosos ou que firam os
direitos humanos.
(EF89LP12
A) Planejar
coletivamente a realização de um debate sobre tema previamente definido, de
interesse coletivo, com regras acordadas e planejar, em grupo, participação
em debate a partir do levantamento de informações e argumentos que possam
sustentar o posicionamento a ser defendido (o que pode envolver entrevistas
com especialistas, consultas a fontes diversas, o registro das informações e
dados obtidos etc.), tendo em vista as condições de produção do debate –
perfil dos ouvintes e demais participantes, objetivos do debate, motivações
para sua realização, argumentos e estratégias de convencimento mais eficazes
etc.
(EF89LP12
B)
Participar de debates regrados, na condição de membro de uma equipe de
debatedor, apresentador/mediador, espectador
(com ou sem direito a perguntas), e/ou de
juiz/avaliador, como forma de compreender o funcionamento do debate, e poder
participar de forma convincente, ética, respeitosa e crítica e desenvolver
uma atitude de respeito e diálogo para com as ideias divergentes.
(EF69LP24) Discutir casos,
reais ou simulações, submetidos a juízo, que envolvam (supostos) desrespeitos
a artigos, do ECA, do Código de Defesa do Consumidor, do Código Nacional de Trânsito,
de regulamentações do mercado publicitário etc., como forma de criar
familiaridade com textos legais – seu vocabulário, formas de organização,
marcas de estilo etc. -, de maneira a facilitar a compreensão de leis,
fortalecer a defesa de direitos, fomentar a escrita de textos normativos (se
e quando isso for necessário) e possibilitar a compreensão do caráter
interpretativo das leis e as várias perspectivas que podem estar em jogo.
(EF69LP25
X)
Posicionar-se de forma consistente e sustentada em uma discussão, debates,
seminários, assembleia, reuniões de colegiados da escola, de agremiações e
outras situações de apresentação de propostas e defesas de opiniões,
respeitando as opiniões contrárias e propostas alternativas e fundamentando
seus posicionamentos, no tempo de fala previsto, valendo-se de sínteses e
propostas claras e justificadas.
(EF69LP26) Tomar nota em
discussões, debates, palestras, apresentação de propostas, reuniões, como
forma de documentar o evento e apoiar a própria fala (que pode se dar no
momento do evento ou posteriormente, quando, por exemplo, for necessária a
retomada dos assuntos tratados em outros contextos públicos, como diante dos
representados).
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Universo infanto-juvenil
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Reportagem
• Crônica
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Tirinha
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Cartaz
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Anúncio publicitário
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Cartum
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Poema
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PRODUÇÃO DE TEXTOS
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Relação
do texto com o contexto de produção e experimentação de papéis sociais
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Textualização
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Estratégia
de produção:planejamento de textos informativos
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Estratégia
de produção: textualização de testos informativos
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Revisão/edição
de texto informativo e opinativo
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Estratégia
de produção: planejamento de textos argumentativos e apreciativos
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Planejamento
de textos de peças publicitárias de campanhas sociais
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Estratégias
de produção: planejamento, textualização, revisão e edição de textos
publicitários
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Textualização
de textos argumentativos e apreciativos
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Textualização,
revisão e edição
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Estratégias
de escrita: textualização, revisão e edição
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Estratégia
de produção: planejamento de textos reivindicatórios ou propositivos
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Consideração
das condições de produção de textos de divulgação científica
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Estratégias
de escrita
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Estratégias
de escrita: textualização, revisão e edição
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Relação
entre textos
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Consideração
das condições de produção
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Estratégias
de produção:planejamento, textualização e revisão/edição
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Construção
da textualidade
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EF69LP07A) Produzir textos em
diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e
circulação (os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a
circulação ) ao modo (escrito ou oral); imagem (estática ou em movimento
etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à
construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero.,
utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição,
reescrita/redesign de textos.
(EF69LP07B)
Avaliar
textos para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e
aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações,
correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando
imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentado/
alterando efeitos, ordenamentos, etc.
EF89LP08) Planejar reportagem
impressa e em outras mídias (rádio ou TV/vídeo, sites), tendo em vista as
condições de produção do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e
mídia de circulação etc. – a partir da escolha do fato a ser aprofundado ou
do tema a ser focado (de relevância para a turma, escola ou comunidade), do
levantamento de dados e informações sobre o fato ou tema – que pode envolver
entrevistas com envolvidos ou com especialistas, consultas a fontes diversas,
análise de documentos, cobertura de eventos etc. -, do registro dessas
informações e dados, da escolha de fotos ou imagens a produzir ou a utilizar
etc., da produção de infográficos, quando for o caso, e da organização
hipertextual (no caso a publicação em sites ou blogs noticiosos ou mesmo de
jornais impressos, por meio de boxes variados).
(EF89LP09
A)
Produzir reportagem impressa, com título, linha fina (optativa), organização
composicional (expositiva, interpretativa e/ou opinativa), progressão
temática e uso de recursos linguísticos compatíveis com as escolhas feitas.
(EF89LP11) Produzir, revisar e
editar peças e campanhas publicitárias, envolvendo o uso articulado e
complementar de diferentes peças publicitárias: cartaz, banner, indoor,
folheto, panfleto, anúncio de jornal/revista, para internet, spot, propaganda
de rádio, TV, a partir da escolha da questão/problema/causa significativa
para a escola e/ou a comunidade escolar, da definição do público-alvo, das
peças que serão produzidas, das estratégias de persuasão e convencimento que
serão utilizadas.
(EF08LP03) Produzir artigos de
opinião, tendo em vista o contexto de produção dado, a defesa de um ponto de
vista, utilizando argumentos e contra-argumentos e articuladores de coesão
que marquem relações de oposição, contraste, exemplificação, ênfase
(EF69LP22) Produzir, revisar e
editar textos reivindicatórios ou propositivos sobre problemas que afetam a
vida escolar ou da comunidade, justificando pontos de vista, reivindicações e
detalhando propostas (justificativa, objetivos, ações previstas etc.),
levando em conta seu contexto de produção e as características dos gêneros em
questão.
(EF69LP23) Contribuir com a
escrita de textos normativos, quando houver esse tipo de demanda na escola –
regimentos e estatutos de organizações da sociedade civil do âmbito da
atuação das crianças e jovens (grêmio livre, clubes de leitura, associações
culturais etc.) – e de regras e regulamentos nos vários âmbitos da escola –
campeonatos, festivais, regras de convivência etc., levando em conta o
contexto de produção e as características dos gêneros em questão.
(EF89LP25) Divulgar o
resultado de pesquisas por meio de apresentações orais, verbetes de
enciclopédias colaborativas, reportagens de divulgação científica, vlogs
científicos, vídeos de diferentes tipos etc.
(EF69LP35A)
Planejar textos de divulgação científica, a partir da elaboração de esquema
que considere as pesquisas feitas anteriormente, de notas e sínteses de
leituras ou de registros de experimentos ou de estudo de campo.
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Regulamento
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Estatuto
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LEGENDA
VERDE – Campo
jornalístico/midiático
AZUL – Campo
de atuação na vida pública
ROSA – Campo das práticas de estudo e pesquisa
ROXO – Campo
artístico literário
LARANJA – Todos os campos de atuação
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