quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Planejamento de Língua Portuguesa 8º ano BNCC 2º bimestre

PRÁTICAS DE LINGUAGEM
OBJETOS DO CONHECIMENTO
HABILIDADES
CONTEÚDOS

ANÁLISE LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA
·         Construção composicional
·         Estilo
·         Efeitos de sentido
·         Argumentação: movimentos argumentativos, tipos de argumento e força argumentativa
·         Modalização
·         Análise de textos legais/normativos, propositivos e reivindicatórios
·         Movimentos argumentativos e força dos argumentos
·         Textualização
·         Progressão temática
·         Elementos paralinguísticos e cinésicos
·         Apresentações orais
·         Usar adequadamente ferramentas de apoio a apresentações orais
·         Gêneros de divulgação científica
·         Marcas linguísticas
·         Intertextualidade
·         Recursos linguísticos e semióticos que operam nos textos pertencentes aos gêneros literários
·         Variação linguística
·         Figuras de linguagem
·         Fono-ortografia
·         Léxico/morfologia
·         Morfossintaxe
·         Semântica
·         Coesão
·          

 (EF69LP40) Analisar, em gravações de seminários, conferências rápidas, trechos de palestras, dentre outros, a construção composicional dos gêneros de apresentação – abertura/saudação, introdução ao tema, apresentação do plano de exposição, desenvolvimento dos conteúdos, por meio do encadeamento de temas e subtemas (coesão temática), síntese final e/ou conclusão, encerramento –, os elementos paralinguísticos (tais como: tom e volume da voz, pausas e hesitações – que, em geral, devem ser minimizadas –, modulação de voz e entonação, ritmo, respiração etc.) e cinésicos (tais como: postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia, modulação de voz e entonação, sincronia da fala com ferramenta de apoio etc.), para melhor performar apresentações orais no campo da divulgação do conhecimento.
EF69LP42A) Analisar a construção composicional dos textos pertencentes a gêneros relacionados à divulgação de conhecimentos: título, (olho), introdução, divisão do texto em subtítulos, imagens ilustrativas de conceitos, relações, ou resultados complexos (fotos, ilustrações, esquemas, gráficos, infográficos, diagramas, figuras, tabelas, mapas) etc., exposição, contendo definições, descrições, comparações, enumerações, exemplificações e remissões a conceitos e relações por meio de notas de rodapé, boxes ou links; ou título, contextualização do campo, ordenação temporal ou temática por tema ou subtema, intercalação de trechos verbais com fotos, ilustrações, áudios, vídeos, etc.
(EF89LP37X) Analisar e empregar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras.
(EF08LP07) Diferenciar, em textos lidos ou de produção própria, complementos diretos e indiretos de verbos transitivos, apropriando-se da regência de verbos de uso frequente.
(EF08LP14) Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão sequencial (articuladores) e referencial (léxica e pronominal), construções passivas e impessoais, discurso direto e indireto e outros recursos expressivos adequados ao gênero textual.

(EF08LP04) Utilizar, ao produzir texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: ortografia, regências e concordâncias nominal e verbal, modos e tempos verbais, pontuação etc.


·         Preposição
·         Crase
·         Regência nominal e verbal
·         Discurso direto
·         Discurso indireto


LEITURA


















































































ORALIDADE


·         Apreciação e réplica
·         Relação entre gêneros e mídias
·         Estratégia de leitura: apreender os sentidos globais do texto
·         Reconstrução do contexto de produção, circulação e recepção de textos
·         Caracterização do campo jornalístico e relação entre os gêneros em circulação,mídias e práticas da cultura digital
·         Efeitos de sentido
·         Exploração da multissemiose
·         Relação entre textos
·         Reconstrução das condições de produção e circulação e adequação do texto à construção composicional e ao estilo de gênero (Lei, código, estatuto, código, regimento etc.)
·         Reconstrução do contexto de produção, circulação e recepção de textos legais e normativos
·         Contexto de produção, circulação e recepção de textos e práticas relacionadas à defesa de direitos e à participação social
·         Relação entre contexto de produção e características composicionais e estilísticas dos gêneros
·         Estratégias e procedimentos de leitura em textos reivindicatórios ou propositivos
·         Curadoria de informação
·         Reconstrução das condições de produção e recepção de textos e adequação do texto à construção composicional e ao estilo de gênero
·         Estratégias e procedimentos de leitura
·         Relação do verbal com outras semioses
·         Procedimentos e gêneros de apoio à compreensão
·         Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentidos provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos
·         Adesão às práticas de leitura































·         Produção de textos jornalísticos orais
·         Planejamento e produção de textos jornalísticos orais
·         Participação em discussões orais de temas controversos de interesse da turma e/ou de relevância social
·         Estratégias de produção: planejamento e participação em debates regrados
·         Estratégias de produção: planejamento, realização e edição de entrevistas orais
·         Discussão oral
·         Registro
·         Escuta
·         Apreender o sentido geral dos textos
·         Apreciação e réplica
·         Produção/proposta
·         Conversação espontânea
·         Procedimentos de apoio à compreensão
·         Tomada de nota
·         Estratégias de produção: planejamento e produção de apresentações orais
·         Produção de textos orais
·         Oralização
·          
·          
(EF69LP01) Diferenciar liberdade de expressão de discursos de ódio, posicionando-se contrariamente a esse tipo de discurso, vislumbrando possibilidades de denúncia quando for o caso.
(EF89LP01) Analisar os interesses que movem o campo jornalístico, os efeitos das novas tecnologias no campo e as condições que fazem da informação uma mercadoria, de forma a poder desenvolver uma atitude crítica frente aos textos jornalísticos.
(EF08LP01) Identificar e comparar as várias editorias de jornais impressos e digitais e de sites noticiosos, de forma a refletir sobre os tipos de fato que são noticiados e comentados, as escolhas sobre o que noticiar e o que não noticiar e o destaque/enfoque dado e a fidedignidade da informação.
(EF89LP03) Analisar textos de opinião (artigos de opinião, editoriais, cartas de leitores, comentários, posts de blog e de redes sociais, charges, memes, gifs etc.) e posicionar-se de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a esses textos
(EF69LP21) Posicionar-se em relação a conteúdos veiculados em práticas não institucionalizadas de participação social, sobretudo àquelas vinculadas a manifestações artísticas, produções culturais, intervenções urbanas e práticas próprias das culturas juvenis que pretendam denunciar, expor uma problemática ou “convocar” para uma reflexão/ação, relacionando esse texto/produção com seu contexto de produção e relacionando as partes e semioses presentes para a construção de sentidos
(EF69LP47 A) Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados,






























(EF69LP11X) Identificar e analisar posicionamentos defendidos e refutados na escuta de interações polêmicas em entrevistas, discussões e debates (televisivo, em sala de aula, em redes sociais etc.), entre outros, e se posicionar frente a eles de forma clara, sem utilizar expressões ou gestos preconceituosos ou que firam os direitos humanos.
(EF89LP12 A) Planejar coletivamente a realização de um debate sobre tema previamente definido, de interesse coletivo, com regras acordadas e planejar, em grupo, participação em debate a partir do levantamento de informações e argumentos que possam sustentar o posicionamento a ser defendido (o que pode envolver entrevistas com especialistas, consultas a fontes diversas, o registro das informações e dados obtidos etc.), tendo em vista as condições de produção do debate – perfil dos ouvintes e demais participantes, objetivos do debate, motivações para sua realização, argumentos e estratégias de convencimento mais eficazes etc.
(EF89LP12 B) Participar de debates regrados, na condição de membro de uma equipe de debatedor, apresentador/mediador, espectador
 (com ou sem direito a perguntas), e/ou de juiz/avaliador, como forma de compreender o funcionamento do debate, e poder participar de forma convincente, ética, respeitosa e crítica e desenvolver uma atitude de respeito e diálogo para com as ideias divergentes.
(EF69LP24) Discutir casos, reais ou simulações, submetidos a juízo, que envolvam (supostos) desrespeitos a artigos, do ECA, do Código de Defesa do Consumidor, do Código Nacional de Trânsito, de regulamentações do mercado publicitário etc., como forma de criar familiaridade com textos legais – seu vocabulário, formas de organização, marcas de estilo etc. -, de maneira a facilitar a compreensão de leis, fortalecer a defesa de direitos, fomentar a escrita de textos normativos (se e quando isso for necessário) e possibilitar a compreensão do caráter interpretativo das leis e as várias perspectivas que podem estar em jogo.
(EF69LP25 X) Posicionar-se de forma consistente e sustentada em uma discussão, debates, seminários, assembleia, reuniões de colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de propostas e defesas de opiniões, respeitando as opiniões contrárias e propostas alternativas e fundamentando seus posicionamentos, no tempo de fala previsto, valendo-se de sínteses e propostas claras e justificadas.
(EF69LP26) Tomar nota em discussões, debates, palestras, apresentação de propostas, reuniões, como forma de documentar o evento e apoiar a própria fala (que pode se dar no momento do evento ou posteriormente, quando, por exemplo, for necessária a retomada dos assuntos tratados em outros contextos públicos, como diante dos representados).

            Universo infanto-juvenil
·                     Reportagem
              Crônica
·                     Tirinha
·                     Cartaz
·                     Anúncio publicitário
·                     Cartum
·                      Poema




























































































































PRODUÇÃO DE TEXTOS


·         Relação do texto com o contexto de produção e experimentação de papéis sociais
·         Textualização
·         Estratégia de produção:planejamento de textos informativos
·         Estratégia de produção: textualização de testos informativos
·         Revisão/edição de texto informativo e opinativo
·         Estratégia de produção: planejamento de textos argumentativos e apreciativos
·         Planejamento de textos de peças publicitárias de campanhas sociais
·         Estratégias de produção: planejamento, textualização, revisão e edição de textos publicitários
·         Textualização de textos argumentativos e apreciativos
·         Textualização, revisão e edição
·         Estratégias de escrita: textualização, revisão e edição
·         Estratégia de produção: planejamento de textos reivindicatórios ou propositivos
·         Consideração das condições de produção de textos de divulgação científica
·         Estratégias de escrita
·         Estratégias de escrita: textualização, revisão e edição
·         Relação entre textos
·         Consideração das condições de produção
·         Estratégias de produção:planejamento, textualização e revisão/edição
·         Construção da textualidade


EF69LP07A) Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação (os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação ) ao modo (escrito ou oral); imagem (estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero., utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign de textos.
(EF69LP07B) Avaliar textos para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentado/ alterando efeitos, ordenamentos, etc.
EF89LP08) Planejar reportagem impressa e em outras mídias (rádio ou TV/vídeo, sites), tendo em vista as condições de produção do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. – a partir da escolha do fato a ser aprofundado ou do tema a ser focado (de relevância para a turma, escola ou comunidade), do levantamento de dados e informações sobre o fato ou tema – que pode envolver entrevistas com envolvidos ou com especialistas, consultas a fontes diversas, análise de documentos, cobertura de eventos etc. -, do registro dessas informações e dados, da escolha de fotos ou imagens a produzir ou a utilizar etc., da produção de infográficos, quando for o caso, e da organização hipertextual (no caso a publicação em sites ou blogs noticiosos ou mesmo de jornais impressos, por meio de boxes variados).
(EF89LP09 A) Produzir reportagem impressa, com título, linha fina (optativa), organização composicional (expositiva, interpretativa e/ou opinativa), progressão temática e uso de recursos linguísticos compatíveis com as escolhas feitas.
(EF89LP11) Produzir, revisar e editar peças e campanhas publicitárias, envolvendo o uso articulado e complementar de diferentes peças publicitárias: cartaz, banner, indoor, folheto, panfleto, anúncio de jornal/revista, para internet, spot, propaganda de rádio, TV, a partir da escolha da questão/problema/causa significativa para a escola e/ou a comunidade escolar, da definição do público-alvo, das peças que serão produzidas, das estratégias de persuasão e convencimento que serão utilizadas.
(EF08LP03) Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado, a defesa de um ponto de vista, utilizando argumentos e contra-argumentos e articuladores de coesão que marquem relações de oposição, contraste, exemplificação, ênfase
(EF69LP22) Produzir, revisar e editar textos reivindicatórios ou propositivos sobre problemas que afetam a vida escolar ou da comunidade, justificando pontos de vista, reivindicações e detalhando propostas (justificativa, objetivos, ações previstas etc.), levando em conta seu contexto de produção e as características dos gêneros em questão.
(EF69LP23) Contribuir com a escrita de textos normativos, quando houver esse tipo de demanda na escola – regimentos e estatutos de organizações da sociedade civil do âmbito da atuação das crianças e jovens (grêmio livre, clubes de leitura, associações culturais etc.) – e de regras e regulamentos nos vários âmbitos da escola – campeonatos, festivais, regras de convivência etc., levando em conta o contexto de produção e as características dos gêneros em questão.
(EF89LP25) Divulgar o resultado de pesquisas por meio de apresentações orais, verbetes de enciclopédias colaborativas, reportagens de divulgação científica, vlogs científicos, vídeos de diferentes tipos etc.

(EF69LP35A) Planejar textos de divulgação científica, a partir da elaboração de esquema que considere as pesquisas feitas anteriormente, de notas e sínteses de leituras ou de registros de experimentos ou de estudo de campo.

·         Regulamento
·         Estatuto

LEGENDA
VERDE – Campo jornalístico/midiático
AZUL – Campo de atuação na vida pública
ROSA – Campo das práticas de estudo e pesquisa
ROXO – Campo artístico literário
LARANJA – Todos os campos de atuação

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